segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A QUEM INTERESSAR POSSA - ADOÇÃO/DOAÇÃO DA JASMINA


Algumas vezes as pessoas são cruéis com seus pensamentos, palavras e atitudes. Julgar uns aos outros antes de se ter conhecimento dos fatos é simples e parece ser um hábito para alguns seres humanos.
É fato que existem muitos canis que são apenas fábricas de filhotes e que dão muito pouca importância a saúde e bem estar de seus cães. Contudo não podemos fazer disso uma regra geral, pois existem muitos criadores que se preocupam com o melhoramento genético das raças que criam, além de se preocuparem em atender as necessidades de amor, carinho, saúde e  higiene de seus cães e dos filhotes que ali nascem. São pessoas realmente comprometidas em proporcionar  tanto com o bem estar físico quanto mental  a todos os  seus animais.
A cadela de nome Jasmina, da raça bulldog francês, foi doada após criteriosa e minuciosa  seleção dos possíveis adotantes pelo Canil Nobilie Cuore. O fato entretanto pareceu incomodar algumas pessoas que mesmo sem saber dos detalhes que envolveram tal processo resolveram difamar sua proprietária e criar problemas.
A carta abaixo foi enviada para mim pela proprietária do Canil Nobile Cuore, Viviane Lins e esta sendo postada na íntegra ...

"A quem interessar possa...
A curiosidade é inerente ao ser humano assim como as estórias mirabolantes que brotam da curiosidade das pessoas. Partindo desse princípio resolvi tornar literalmente pública a adoção da cadelinha JASMINA que hoje está com a Mariana dona do Tobias e Ozzy e que chegou a mim através da Tomomi dona do Rafi e da Red.
JASMINA chegou a mim com 2 meses e meio vinda de um canil na Hungria. Até os 8 meses se desenvolveu normalmente como um BF saudável inclusive participando de exposição, sendo campeã filhote e final de Best in Show.
Logo após a exposição, ela trocaria de classe (as classes são categorias de disputa entre os cães da mesma raça) da filhote para a jovem, mas notei que ela simplesmente não aparentava “carinha de jovem” mas sim continuava com “carinha de filhote”, juntamente nesse tempo ela começou com uma DIARRÉIA  estranha.
A princípio eu e a veterinária responsável pelo canil tentamos vários tratamentos diferentes para a DIARRÉIA e nenhum funcionou, ela começou a emagrecer e ficar cheia de buracos na pelagem. Corremos para fazer uma série de exames nela.  Foi feito um parasitológico de fezes, hemograma e o raspado de pele. Todos os exames apontaram para doenças oportunistas o que chamou muita atenção. A veterinária então aliando essa gama de doenças oportunistas com o fato dela não se desenvolver satisfatoriamente encaminhou um exame hormonal onde foi constatado o HIPOTIREOIDISMO.
A partir desse momento começou a reposição hormonal, as doenças subjacentes foram tratadas e houve uma brutal diferença no quadro clínico e no desenvolvimento dela inclusive com a vinda do 1º cio.
A necessidade de achar um ambiente mais saudável, sadio e com atenção exclusiva a ela foi aumentando. Principalmente porque a DIARRÉIA é um quadro clínico plausível pela alteração no peristaltismo intestinal causado pelo hipotireoidismo e essa diarréia a tornava um foco de infecções tanto dos adultos a ela, quanto dela aos filhotes.
Eu confesso ter sido muito relutante em fazer a doação, inclusive tomando um “puxão de orelhas” da amiga Sirley do Skonbull Kennel pois, muitas vezes eu me “auto-sabotava” passando um grande tempo assustando as pessoas que me ligavam. 
É difícil vc admitir que não é infalível e que simplesmente vc não pode dar conta do problema sozinha, quem me conhece sabe como crio meus meninos e que aqui os pintinhos só ficam bem debaixo da asa da galinha mãe.
Houve uma semana muito difícil para a JAS, a Mariana, o marido e a família canina deles. Mudança de ambiente, estilo de vida diferente, ausência do cotidiano, uma “invasora” em um lar estruturado. Tudo isso culminou em publicações feitas comumente pela Mariana do cotidiano do Tobias e do Ozzy, mas que no caso da JASMINA tiverem uma repercussão invasiva e maldosa das pessoas que não conheciam esse caso especial.
Realmente acredito que existam pessoas maldosas e que pela falta do que fazer e por não saberem resolver seus próprios problemas, procuram problemas alheios para falar, MAS NÃO ACREDITO QUE SEJA A MAIORIA. Por isso, resolvi abrir o caso publicamente para que as pessoas de bem possam entender a estória toda e conhecer os 2 lados da moeda.
Vamos aos pontos:
1 – A JASMINA não é uma cadelinha MORIBUNDA, cães moribundos não latem, correm, brincam e fazem gracinhas.
2 – JASMINA TEM HIPOTIREOIDISMO E POR CONTA DISSO UMA DIARRÉIA CRÔNICA QUE DEVERÁ SE ESTABILIZAR COM O AMBIENTE ADEQUADO E COM O EQUILÍBRIO HORMONAL.
3 – NÃO! JASMINA NÃO É UM DESCARTE DOENTE DE UM CANIL DESUMANO. ENQUANTO ESTEVE AQUI FOI ACOMPANHADA PELA VETERINÁRIA, FAZIA TODO MÊS HEMOGRAMAS E DOSAGENS HORMONAIS, RECEBIA ALIMENTAÇÃO APROPRIADA E VITAMINAS PARA REPOR A MÁ ABSORÇÃO INTESTINAL.
4 – A MARIANA NÃO É UMA PESSOA LIMITADA QUE NÃO SABE CUIDAR DA CADELA, ela é uma pessoa especial que está se adaptando a viver com um turbilhão de novidades vindas de uma cadelinha também especial.
5 – A TOMOMI NÃO É A MÁRTIR DO MUNDO BULLDOGUEIRO, ELA É UMA PESSOA A QUEM EU AGRADEÇO MUITO, DE BOM CORAÇÃO E ÍNDOLE QUE PERDE SEU TEMPO PARTICULAR EM AJUDAR CANINOS A ENCONTRAREM BONS LARES, portanto, ninguém tem o direito de encher seus ouvidos de fofocas e nem de julgar as atitudes dela já que não estão fazendo melhor.
6 – COM A AJUDA DE AMIGOS E DE DEUS, LOGO LOGO JASMINA ESTARÁ INTEIRAMENTE CONTROLADA, CURTINDO A VIDA COM TODO AMOR QUE MERECE.
Agradecimentos:
A minha amiga e veterinária Dra. Flávia Nascimento que descobriu o problema da JAS em tempo dela não ter seqüelas pelo resto da vida.
A tb amiga Sirley que de longe acompanhou o caso todo e sempre ajudou com seu conhecimento e puxões de orelha.
A Tomomi que ajudou e se empenhou de encontrar um bom lar para a JAS.
A Mariana que topou encarar o problema, pois todo bicho merece uma chance de ser feliz e saudável.
Se alguém tiver mais alguma dúvida sobre o caso, pode me perguntar. Aliás, prefiro que me perguntem sempre sobre qualquer assunto que me diga respeito do que tentem adivinhar como, onde e porque.
Aos não criadores, donos de cães que são pets de companhia: Muito cuidado ao julgar os criadores, nem todos são os monstros que vcs pensam.  “Poucos pagam pelos erros de muitos”
Um excelente Ano Novo a todos!
Viviane Lins – Canil Nobile Cuore"

Nenhum comentário:

Postar um comentário