quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

POLICIAL É CONDENADO PELO MINISTERIO PÚBLICO PELA RECEPTAÇÃO DE ANIMAIS



Após denúncia do Ministério Público Federal (MPF), a 4ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro condenou o policial militar Marcelo Augusto Pinheiro a cinco anos e três meses de prisão por receptação de animais silvestres e formação de quadrilha. A justiça decretou também a perda do cargo ocupado pelo réu de soldado da Polícia Militar. O MPF irá recorrer da sentença pedindo o aumento da pena.

De acordo com a denúncia oferecida pelo procurador da República Renato Machado, o acusado adquiria e negociava grande quantidade de pássaros silvestres de diversas espécies em feiras da Baixada Fluminense e São Gonçalo, transportando semanalmente de 200 a 300 aves.

Os animais eram submetidos a maus-tratos, sendo confinados em compartimentos sujos, pouco ventilados e mal conservados. Marcelo Pinheiro foi um dos 69 denunciados após a Operação Oxóssi da Polícia Federal, que em março de 2009 desarticulou quadrilhas de contrabando de animais que atuavam no Brasil e no exterior.

O policial Marcelo Pinheiro já havia sido condenado em setembro desse ano a um ano e seis meses de prisão em outro processo por crimes ambientais envolvendo captura e maus tratos de animais silvestres. Em junho de 2008, o policial foi preso em flagrante pela Polícia Rodoviária Federal, junto com seu comparesa Alex Manço da Silva, transportando no porta malas de um automóvel cerca de 150 aves silvestres oriundas de Paraty, no Sul Fluminense.
Alex também foi sentenciado a um ano e seis meses de prisão. A justiça autorizou a conversão da pena de ambos em prestação de serviços comunitários.

Enquanto a população não tiver a consciência de não comprar animais em feiras e praças, este tipo de comércio irá continuar existindo. É muito triste ver a quantidade de animais que morrem ao serem transportados ilegalmente. Inúmeras são as crueldades que são feitas para que estes animais pareçam dóceis no ato da venda.

NUNCA COMPRE ANIMAIS SILVESTRES SEM NOTA FISCAL!
Tanto a  venda quanto a criação de animais não legalizados é CRIME !
Denuncie !
Ligue verde 0800 61 8080

Nenhum comentário:

Postar um comentário