A sua característica mais marcante é uma linha de pêlos que crescem em sentido contrário no dorso do animal. Esta "crista" deve começar imediatamento após os ombros (escápulas) e terminar antes do osso do quadril.
São cães de grande porte , musculosos, de pelagem com cor que varia do dourado ao castanho avermelhado, com pêlos curtos e brilhantes. Uma mancha branca na região do peito pode ou não estar presente.
A raça é originária da Africa, do Zmbáubue. Foii criada pelo povo nômade Hottentots através de cruzamentos seletivos entre cães vindos da Europa. Um de seus ancestrais era semi-selvagem, usado para a guarda; fisicamente era de tamanho médio e com uma inversão de pelo no dorso. Acredita-se que esta raça tenha vivido no Egito Antigo, 4 000 a.C, já que cães com "cristas" foram retratados em murais egípcios.
Fisicamente, a maior característica do rhodesian ridgeback é a sua crista, que veio da parte africana dos cruzamentos, ao passo que a europeia contribuiu para o tamanho, o faro, a mordida, a velocidade e a cor atuais. Versátil, pode ser usado como caçador de presas grandes e pequenas, como farejador policial, como um cão guia e como animal de tração. Por ter um temperamento considerado dócil e fácil apesar do tamanho, destaca-se em treinamentos de obediência.
É uma raça encantadora e fascinante para quem deseja um cão fiel, corajoso e companheiro. Apesar de ser um pouco reservado com estranhos, os cães dessa raça não são agressivo e se relacionam relativamente bem com outros animais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário