sábado, 6 de abril de 2013

CÃES DE RAÇA: CÃO DOS FARAÓS




É  uma  das raças de  cães mais antigas do mundo, calcula-se que sua origem data de 4000 a 3000 A.C.).

A origem exata da raça se perdeu no tempo mas é certo que a raça teve início no Egito Antigo. Por numerosos artefatos egípcios e escritas, fica claro que estes cães não eram só usados para a caça mas também eram companheiros leais e inteligentes dos Faraós reais do Egito Antigo.

Durante os últimos 2000 anos, porém, a ilha mediterrânea de Malta foi exclusivamente responsável para preservar e desenvolver a raça do cão dos Faraós que nós conhecemos hoje. Considerando que a raça tem vivido exclusivamente nas ilhas de Malta deste os tempos antigos, a origem da raça é reconhecida internacionalmente como Malta.

Como o cão lembra o Deus Anúbis, os  egipcios acreditavam que possuir um cão desses era sinônimo de boa sorte.

Relevos esculpidos, hieróglifos e pinturas deste cão datam de 3.000 AC. 







O soberano do Alto e Baixo Egito,Tutancamon possui um exemplar da raça. O animal quando morreu teve todas as honras de um nobre. O cão foi embrulhado em fino linho e deitado para repousar num esquife próprio. Foi perfumado e friccionado com unguentos conservantes para que pudesse ser honrado perando o deu Anubis. Uma reprodução do cão foi colocada perto da entrada do local funerário do próprio Tutancâmon.

A raça, apesar de muito antiga, só foi reconhecida pela AKC em 1983. 

Além de um excelente cão de caça, a raça também é utilizada para guarda e pastoreio. 

São cães de médio a grande porte, pelagem curta de coloração fulva, musculoso e esguio. Possui focinho longo e orelhas inseridas moderadamente altas e sempre portadas empinadas.
De acordo com o padrão da raça, - o talhe do cão do faraó é médio, nobre presença; suas linhas são puras. É gracioso, entretanto, poderoso; Muito rápido na sua movimentação fácil e de expressão viva.
Cão inteligente, amistoso, afetuoso, alegre e rápido. Caçador impetuoso e esperto, o cão do faraó caça por faro e pela visão, e se serve manifestamente de suas grandes orelhas quando ele está para amarrar sua caça.



Nenhum comentário:

Postar um comentário