O cão de crista chinês (Chinese Crested Dog) é um animal de pequeno porte (cerca de 25cm de altura), dócil, gentil, alegre e carinhoso, que gostam muito de colo e se relacionam muito bem com pessoas, crianças e outros animais.
Estes cães adoram a companhia da família e que fazem tudo para agradar seus donos, são portanto excelentes cães de companhia.
Existem duas variedades: o pelado (hairless) e os peludos (powder puffs).
Os olhos podem ser claros ou escuros. Todas as cores e combinações de cores são permitidas. São cães leves (pesam em geral de 3 a 6 kg), de aparência um pouco frágil, esguios e musculosos. Em uma mesma ninhada é possível se observar cães "peludos" e "pelados".
O gene que está relacionado a falta de pêlos também está ligada a falta de dentes e por isso os cães "hairless" sempre apresentam dentição incompleta. Deste modo deve-se evitar o cruzamento de várias gerações seguidas de cães hairless, sendo mais indicada a cruza de um hairless com um powder puff para evitar problemas genéticos. A cruza, contudo, de dois exemplares powder puff irá gerar uma ninhada inteira de cães "peludos".
Chineses Crested Dogs- variedade Hairless
(fotos- internet)
Chinese Crested Dog - variedade Powder Puff
foto 1-. Canil Lapinus / foto 2 - Andrea Fredham / foto 3 - internet)
É uma raça bastante rústica, que requer poucos cuidados e que não adoece com facilidade. O principal cuidado com a raça é com relação ao sol. Por terem a pele muito exposta, eles podem ter queimaduras de sol e precisam usar filtro solar, especialmente os exemplares mais despigmentados.
Os chineses tem um temperamento carinhoso e divertido. Eles gostam de saltitar e "sapatear" quando estão alegres e muitas pessoas acham que se assemelham a potrinhos correndo e saltitando pela casa.
A aparência exótica dos hairless faz com que dificilmente passem desapercebidos, alguns acham lindos outros acham feios mas uma coisa é fato eles sempre cativam quem convive com eles. É impossível não se apaixonar pelo seu jeito alegre e doce.
A origem da raça é um pouco controversa. Há quem acredite que tenham se originado na Africa e tenham sido levados pelos chineses nos navios para caçar ratos. Como os chineses foram os responsáveis pela dispersão e divulgação da raça pelo mundo alguns acreditam que seja originária deste país. Sabe-se contudo que pertenceram a famílias da Dinastia Han (206 a.C. - 220 d.C). Há registros da raça desde o século XVIII na Europa e nas Américas. Apesar de ser uma raça muito antiga, só foi reconhecida pela AKC (American Kennel Club) em 1991.
Ainda é uma raça pouco popular no Brasil, mas que vem ganhando espaço nas exposições e competições de agility nos últimos anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário