sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

CÃES DE RAÇA: BULLDOGUE CAMPEIRO


O buldogue campeiro (BC) é uma raça rústica que teve sua origem associada ao trabalho em fazendas, onde desempenhavam a função de contenção do gado. Esta atividade de trabalho exigia do cão ao mesmo tempo força (para tracionar o gado seguro pelo focinho), agilidade (para escapar das chifradas e coices) e resistência (para acompanhar o tropeiro à cavalo em longas jornadas). 

Apesar da cara de mau, o Buldogue Campeiro, destaca-se pela fidelidade e apego aos donos. São cães que amam as pessoas que fazem parte do seu dia-a-dia. Adoram brincar: buscar bolinha, brinquedos que apitam, cabo de guerra, pneu etc. 
Como cães de guarda, são atentos sem ser agressivos, a não ser que a situação exija. Tem um instinto protetor muito forte.


Com crianças demonstram uma grande paciência, afetuosidade e principalmente o cuidado o que muitas vezes é  um fator decisivo para a sua escolha como o animal de estimação e companhia por tantas famílias em cidades de todo o Brasil. 






O ideal na criação é expor o filhote ao máximo de situações possíveis, como meio de impor-lhe limites enquanto jovem. Assim se tornará um cão de agradável convivência. É difícil encontrar quem teve um Buldogue Campeiro e não quis outro, mesmo tendo criado diferentes raças de cães. Cães desta raça  latem muito pouco e sentem-se felizes em acompanhar seus donos em passeios a pé ou de bicicleta. 
Entretanto é um cão que em geral não é muito sociável com cães adultos estranhos, principalmente os machos, e é aí que entra a educação. Contudo quando criados juntos com outros cães, mesmo de porte pequeno, mostram-se gentis e sociáveis.


Cão de compleição média, muito robusto e ligeiramente pesado para sua altura (atarracado). Focinho curto (devendo ter 1/3 do comprimento do crânio), orelhas pequenas, pendentes, inseridas altas na cabeça e voltadas para trás. Cauda preferencialmente curta. Pelo liso, curto, e todas as cores são aceitas - Peso: entre 35 a 45 kg, aproximadamente. Altura: entre 48 a 58 cm na cernelha. O crescimento máximo de altura se atinge aos 10 meses de idade e seu potencial máximo de cabeça e largura se vê após os 2 anos.